Foto: Luiz Felype Santos/PMM
Castramóvel Itinerante em Macapá oferece novas vagas para castração de cães fêmeas

Castramóvel Itinerante em Macapá oferece novas vagas para castração de cães fêmeas

Iniciativa da Prefeitura visa diminuir a superpopulação de animais e promover a saúde animal


Nesta segunda-feira (22), foi aberto um novo público-alvo para o Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá. Os tutores puderam levar seus cães fêmeas para atendimento nas Unidades Veterinárias de Atendimento, localizadas no Habitacional Macapaba I. Os serviços de castração estarão disponíveis até a próxima sexta-feira (26).

A iniciativa do Castramóvel Itinerante tem como objetivo combater a superpopulação de animais errantes em situação de rua, reduzir a reprodução indesejada e prevenir a propagação de doenças. Além disso, a ação visa garantir a saúde e o bem-estar dos animais, contribuindo para a diminuição de diversas patologias.

Durante a triagem, as equipes de saúde realizam consultas para verificar se os animais apresentam problemas de saúde, como alterações mamárias, nódulos, anemias, presença de carrapatos, pulgas, queda de pelos, inflamação nos ouvidos, entre outros. Caso o cão esteja visualmente saudável, é feita a coleta de sangue para avaliar o hemograma, permitindo a análise dos parâmetros do animal e determinando se ele está apto para receber anestesia e passar pelo pós-operatório adequado.

As Unidades Veterinárias de Atendimento estão equipadas com mesas cirúrgicas e de consulta, focos cirúrgicos de iluminação, caixas de contenção para animais, aparelhos de hemograma, além de materiais para limpeza e esterilização dos instrumentos cirúrgicos.

Diversos tutores já aproveitaram a oportunidade para castrar seus animais de estimação. Marcelle Pontes, tutora da Pipoca, uma cadela de dois anos e um mês de idade, destacou a importância do serviço para a saúde dos animais: "Não pretendo colocá-la para cruzar e é mais viável fazer a castração pela saúde dela. É um cuidado".

Outra tutora, Nelma Reis, moradora do bairro São Lázaro, levou sua cadela Bebel, de oito meses, para realizar a castração. "Na primeira vez, deu tudo certo. A expectativa é a melhor possível. Levei ela para castrar porque a prioridade é que ela não tenha filhotes. Mas, a finalidade maior é a saúde", ressaltou Nelma.

Após o procedimento cirúrgico, é importante que os responsáveis pelos animais sigam alguns cuidados no pós-operatório, como garantir repouso adequado, administrar os medicamentos prescritos pelo médico veterinário, limpar o ferimento e o ponto cirúrgico, além de proporcionar um ambiente limpo e seguro para evitar infecções.

A castração oferece benefícios como a prevenção de câncer de mama e útero em fêmeas, redução do risco de câncer de próstata em machos, 

aumento da longevidade e redução da agressividade nos animais. É uma medida importante para o controle populacional e para promover a saúde e o bem-estar dos pets.

Para realizar o procedimento de castração, os tutores devem apresentar cópias de documentos como comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal. Podem ser castrados animais com idade mínima de seis meses até cinco anos. Animais no cio ou que estejam amamentando não podem passar pela intervenção. Cães e gatos que tenham recebido a vacina antirrábica devem aguardar um mês após a aplicação para realizar a castração.

Os atendimentos no Castramóvel Itinerante ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã. A expectativa da organização é realizar a castração de 900 animais em um período de três meses. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda), em parceria com a Clínica Uptech, responsável pelas cirurgias.

A iniciativa tem trazido benefícios significativos para a comunidade, oferecendo serviços gratuitos de castração e contribuindo para o controle populacional e para a saúde dos animais de estimação. Com a conscientização sobre a importância da castração, espera-se uma redução no número de animais abandonados nas ruas e uma melhoria na qualidade de vida dos pets.

 

Com informações de Luiz Felype Santos/PMM


Veja fotos

Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Foto: Luiz Felype Santos/PMM




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos