Ministro Juscelino Filho conversa com alunos do CRC inaugurado na capital paraense. (Foto: Betto Diaz/MCom)
Belém ganha centro de capacitação em tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade

Belém ganha centro de capacitação em tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade

A iniciativa visa proporcionar oportunidades para que esses jovens possam ingressar no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação, além de estimular a inclusão digital e a sustentabilidade, através do recondicionamento de computadores descartados. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado do Pará e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).


O Ministério das Comunicações (MCom) inaugurou, nesta sexta-feira (28), um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) em Belém (PA). O ministro Juscelino Filho participou da cerimônia de entrega da unidade que irá capacitar cerca de 1 mil pessoas e doar 1,5 mil computadores a entidades da região. O investimento do Ministério das Comunicações será de R$ 1,4 milhão para executar o projeto até o fim de 2024.

"Entendemos que esse mecanismo e esse ponto de inclusão digital que aqui estamos entregando, além de um Centro de Recondicionamento vai ser um ponto de inclusão digital importante que vai fazer a diferença na vida das pessoas. E é nessa direção que temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas que estamos liderando através do Minsitério das Comunicações", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante o evento.

Na ocasião, o ministro também realizou a entrega de 20 computadores para a Escola Prof. Ruth Rosita Gonzales e mais 20 equipamentos para dois projetos sociais da região. Para o Coordenador do Centro Social Gileade, Ricardo Augusto Soares, entidade beneficiada pelo programa, a doação irá alavancar o atendendimento à comunidade. “A gente tá em uma periferia. E trazer esses computadores, essa parceria com o Ministério das Comunicações, é dar essa oportunidade de inclusão. A gente pode dar uma nova mentalidade, uma nova visão através da tecnologia para essas pessoas que moram aqui", destacou Ricardo.

Além disso, o Governo Federal vai repassar 400 itens que servirão como insumo para o trabalho na unidade. Esta é a primeira doação do Ministério das Comunicações após a Lei n 14.479/2022, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos.
 

SOBRE OS CRCs - Os Centros de Recondicionamento de Computadores são espaços adaptados para a reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos usados. Além de estimular o descarte correto de resíduos eletrônicos, a iniciativa também prevê a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos e oficinas relacionados ao recondicionamento e operação de computadores. Atualmente, são 20 CRCs autorizados pelo país, responsáveis pela entrega de máquinas testadas, em condições de uso, com programas e aplicativos instalados.

Os CRCs integram o Programa Computadores para Inclusão, ação do governo federal com o objetivo de apoiar e viabilizar iniciativas de inclusão digital. A iniciativa é executada pelo Ministério das Comunicações, que já investiu mais de R$ 38 milhões desde a origem do programa. Por meio do Programa, cerca de 30 mil computadores recondicionados já foram doados e 2,1 mil Pontos de Inclusão Digital foram beneficiados em 698 municípios.


Ascom MCom




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos