Cidade de Pium (TO). Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Pium
Tocantins em alerta: fortes chuvas causam prejuízos e colocam cidades em estado de emergência

Tocantins em alerta: fortes chuvas causam prejuízos e colocam cidades em estado de emergência

Governo estadual mobiliza equipes de defesa civil para minimizar impactos e prestar assistência aos moradores.


O município de Pium, localizado no estado de Tocantins, decretou situação de emergência após fortes chuvas que atingiram a região na última semana. A medida foi tomada para facilitar a liberação de recursos e ações de apoio do governo estadual e federal para atender às famílias afetadas.

A situação na região é preocupante, com mais de 800 pessoas atingidas, sendo que cerca de 200 estão desalojadas e foram abrigadas em escolas públicas. Há também relatos de danos em estradas e pontes, o que dificulta o acesso das equipes de socorro e o transporte de alimentos e medicamentos para a população.

O governador do estado, Mauro Carlesse, afirmou que já determinou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atender a população afetada e que está buscando apoio do governo federal para ações de ajuda humanitária. Além disso, o governador solicitou que os municípios da região fiquem em alerta para possíveis novas ocorrências devido às chuvas intensas previstas para os próximos dias.

A Defesa Civil estadual também está acompanhando a situação e alertando a população para que tome medidas de precaução, como não se abrigar em locais próximos a córregos ou rios, não atravessar vias alagadas e manter-se informado sobre as condições climáticas.

As autoridades também orientam que pessoas que queiram ajudar com doações entrem em contato com os órgãos públicos para saber quais são as necessidades mais urgentes.


Com informações/Fonte: Brasil 61




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos