Foto: Natan Zalouth e Monica Silva/SVS
Agentes de saúde recebem capacitação para monitorar dengue e malária no Amapá

Agentes de saúde recebem capacitação para monitorar dengue e malária no Amapá

Profissionais são treinados para realizar atividades de coleta e identificação dos vetores das doenças.


O Governo do Amapá promove uma capacitação para agentes de saúde em Porto Grande e Ferreira Gomes identificarem vetores de malária e dengue de forma eficiente. O treinamento busca o fortalecimento do combate às doenças transmitidas pelos mosquitos em todo estado e integra a política prioritária de saúde pública do Plano de Governo da atual gestão. 

Na capacitação, que se estende até sexta-feira, 12, são estudados os processos de transmissão das doenças ao homem e as formas de captura dos insetos vetores. Também haverá aula prática de coleta de ovos, larvas e pupas dos mosquitos. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Amapá. 

“As medidas de controle de vetores da malária e arboviroses são ajustadas à realidade epidemiológica, de modo a garantir a redução da prevalência e interrupção da transmissão de doenças”, destaca o superintendente da SVS, Cássio Peterka. 

De acordo com o coordenador da capacitação e biólogo do Laboratórios de Vetores do Lacen/SVS, Volmir Miguel Zanini, o treinamento é uma forma de aprimorar os conhecimentos dos agentes do estado do Amapá. 

“Estamos levando novas técnicas de controle de malária e arboviroses para os agentes dos municípios participantes da capacitação, contribuindo para redução dos casos notificados por eles em cada estado”, ressata Zanini. 

 

Por: Mônica Silva




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos