Foto: Márcia do Carmo/GEA, Divulgação/Sejusp
Amapá registra mais de 70 mil chamadas no Ciodes em 2023

Amapá registra mais de 70 mil chamadas no Ciodes em 2023

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram as instituições mais acionadas pela população.


No ano de 2023, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), gerenciado pelo Governo do Amapá, registrou um total de mais de 70 mil chamadas de solicitações de atendimento. Responsável por gerenciar chamadas de urgência e emergência feitas pelos moradores do Estado através dos números 190 e 193, o Ciodes é coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e opera com uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.

Desde sua criação em 2006, o Ciodes desempenha trabalho na assistência e defesa do cidadão nos 16 municípios do Amapá, funcionando 24 horas por dia. Em 2023, a Polícia Militar foi destinatária de aproximadamente 70% das demandas, totalizando 47,5 mil solicitações, muitas relacionadas à poluição sonora. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, recebeu mais de 16 mil chamadas, principalmente para atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares e incêndios.

O Ciodes coordena o projeto "Alôzinho",  iniciativa com objetivo de conscientizar a população, especialmente crianças, sobre os perigos e inconvenientes dos trotes telefônicos. Em 2007, um incidente resultou na morte da bombeira militar Patrícia Gonçalves Façanha durante o atendimento a um falso chamado de incêndio. O projeto, reinstaurado em 2023, após dois anos desativado devido à pandemia da Covid-19, busca reduzir a incidência de trotes, que, além de impactar financeiramente, podem prejudicar atendimentos a ocorrências reais, inclusive com riscos à vida. 

 

Com informações/ Marcelle Corrêa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos