Foto: Maksuel Martins/GEA
Governo do Amapá promove ação para conscientização da saúde mental dos pets

Governo do Amapá promove ação para conscientização da saúde mental dos pets

Passeios frequentes e boa alimentação são algumas das dicas para garantir um ambiente saudável para o bem-estar dos animais.


O Governo do Amapá iniciou a campanha "Janeiro Branco", iniciativa que busca conscientizar os tutores sobre a saúde mental de seus animais de estimação, como cães e gatos. Reconhecendo que os pets são seres sencientes, capazes de experimentar emoções e sensações físicas, a campanha visa destacar a importância do bem-estar mental para o equilíbrio geral dos animais domésticos.

A saúde mental dos animais está intrinsecamente ligada ao seu bem-estar geral. Animais ansiosos, estressados ou deprimidos podem enfrentar problemas de saúde física e comportamental. Para promover a saúde mental dos pets, é fundamental fornecer um ambiente seguro e enriquecedor, com interações positivas, brinquedos, exercícios e uma dieta equilibrada.

Entre as medidas incentivadas pelo Governo do Amapá está o enriquecimento ambiental, uma prática que visa preservar o bem-estar e estimular comportamentos naturais. A médica veterinária Clara Sullyvan, da Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal, destaca a importância dessa prática, que cria um ambiente estimulante, oferecendo desafios e oportunidades de exploração para os animais, promovendo atividade mental e física.

Os passeios também são como essenciais para estimular os sentidos dos animais e contribuir para sua saúde mental. Além dos benefícios físicos, como exercício cardiovascular e muscular, os passeios proporcionam estímulos visuais, olfativos e auditivos, bem como interação social, essencial para prevenir o isolamento e fortalecer o vínculo entre o animal e seu tutor.

O Governo do Estado concientiza também a importância da adoção responsável, incentivando a busca por pets em abrigos ou situações de rua. O tutor é encorajado a oferecer carinho, atenção constante e monitorar qualquer mudança de comportamento, buscando orientação de um médico veterinário quando necessário.

 

Com informações/ Winicius Tavares




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos