Foto: Nayana Magalhães/GEA
Aprimorando a Rota do Açaí: Oficina Promovida pelo Governo do Estado e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Aprimorando a Rota do Açaí: Oficina Promovida pelo Governo do Estado e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Com apoio do Senai-AP, ação objetiva o realinhamento de estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva da fruta.


Nesta quarta-feira, 10, o Governo do Estado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com apoio do Senai Amapá, realizaram uma oficina para aprimorar metas da Rota do Açaí no território amapaense. O evento contou com a participação de órgãos públicos, instituições de pesquisa, cooperativas, startups e atores da sociedade civil que trabalham diretamente na cadeia produtiva do fruto.

A ação, além de fazer parte do Plano de Governo para promover a fruta no Amapá e transformá-la em um produto estratégico da economia, mostra o compromisso da gestão com políticas públicas de valorização do comércio local. Durante o dia, participantes debateram estratégias e propostas que podem promover, de forma eficaz, o fortalecimento da cadeia produtiva de um dos motores da economia amapaense.

O secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade, explica que o encontro possibilita o desenvolvimento do setor, além de realizar o levantamento de informações que podem ser úteis para a criação de ações estratégicas.

“Neste realinhamento, buscamos consolidar coordenadores de ações de fomento, pesquisa, financiamento, da atividade produtiva e também o levantamento de dados. Com estes ajustes, podemos nos organizar e fortalecer a cadeia produtiva do açaí”, reforça Andrade.A Rota do Açaí no Amapá integra o Programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que busca promover investimentos e capacitação em cadeias produtivas consideradas estratégicas.

O coordenador geral de Arranjos Produtivos e Inovadores do MIDR, Thiago Araújo, ressalta que a Rota do Açaí está sendo aprimorada para potencializar os recursos que o Amapá possui , e assim, produzir, comercializar e beneficiar o produto.

“O açaí é uma cadeia produtiva promissora e vocacionada no estado do Amapá. Aqui, promovemos o desenvolvimento deste setor de forma alinhada, planejada e pactuada”, afirma Araújo.Empreendedorismo

Presente na oficina, a Amazonbai, uma cooperativa de produtores de açaí do arquipélago do Bailique e da região do Beira Amazonas, em Macapá, fala como o realinhamento da Rota do Açaí vai trazer benefícios para o setor.

“Este encontro representa um momento chave de mudança, de implementação de políticas públicas em relação à cadeia produtiva do açaí. O produto é muito caro, então, quando a gente precisa ver o poder público participando dessa discussão e construindo juntamente com as cooperativas e produtores rurais, a melhor estratégia de desenvolvimento do setor, tenho certeza que coisas boas virão”, afirma Amiraldo Picanço, presidente da Amazonbai.

 

Por: Kelison Neves


Veja fotos

Foto: Nayana Magalhães/GEA

Foto: Nayana Magalhães/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos