Fotos: H.Torres e Olavo Reis
Combate à violência contra a mulher em destaque na Assembleia Legislativa

Combate à violência contra a mulher em destaque na Assembleia Legislativa



Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), como parte da programação do Mês da Mulher, a deputada Aldilene Souza (PDT) cedeu espaço no grande expediente à delegada de Polícia Civil, Sandra Dantas. A delegada destacou o trabalho da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DCCM) no combate à violência contra a mulher.

A delegada Sandra Dantas mencionou o caso do Policial Militar Kassio de Mangas, que, em 12 de agosto de 2018, assassinou sua ex-companheira, a Cabo da PM Emily Karine de Miranda Monteiro, ressaltando que o crime foi motivado pela recusa de Mangas em aceitar o fim do relacionamento.

Prestes a completar 37 anos de serviço, com passagens pela DCCM, Corregedoria de Polícia, Diretoria do Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) e Delegacia Geral de Polícia do Amapá, Sandra Dantas declarou sua paixão pela profissão e afirmou que não pretende se aposentar. "Eu amo ser policial civil, amo essa profissão desde que cheguei ao Amapá vindo muito jovem do Estado do Pará", destacou.

Sandra Dantas destacou que muitos avanços em relação aos direitos da mulher foram conquistados ao longo dos últimos anos. "Mas não temos o que comemorar em relação à violência contra a mulher", afirmou a delegada, enfatizando a importância do respeito às mulheres em todos os lugares. "Ofensas criminosas, importunações sexuais acontecem e não devem ser toleradas. Isso não é cultura", declarou.

A delegada também acrescentou que realiza palestras sobre o tema em escolas e entidades do Amapá. "Nós aplicamos a lei, trabalhando ativamente no combate a essa violência", assegurou Dantas, que citou alguns casos de feminicídio no Estado. A manifestação da delegada foi compartilhada pelos deputados Pastor Oliveira (Republicanos) e Fabricio Furlan (Rede).

Na mesma sessão, os deputados aprovaram quase 50 matérias, com destaque para dois projetos de decreto legislativo. O primeiro, de autoria da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União), propõe a concessão do título de Cidadão Amapaense ao diretor executivo do Grupo Rede Amazônica, Eduardo Forner Fiore. O segundo, de autoria do deputado Jory Oeiras (PP), propõe a concessão do mesmo título ao Dr. José Aílton Cruz Medeiros.

A sessão também aprovou 14 moções de aplauso e 33 requerimentos. Um destaque é o requerimento do deputado Rodolfo Vale (PCdoB), que solicita a realização de uma sessão solene no dia 30 de agosto para celebrar o Dia Estadual dos Ostomizados. O deputado Pastor Oliveira também teve um requerimento aprovado, solicitando do Governo do Amapá a implantação da Companhia Independente de Moto Patrulhamento.

Por fim, a pedido do deputado Jory Oeiras, a coordenadora do cadastro reserva do concurso público da Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá (FCRIA), Lana Torres, discursou na tribuna da Casa. Ela explicou a situação do quadro de funcionários efetivos do órgão e a ansiedade das 90 pessoas que aguardam a convocação do cadastro reserva, suspenso em 2020 devido à pandemia de COVID-19 e prorrogado até março de 2025.

 

Por Everlando Mathias




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos