Considerações ao trocar seu telefone por um novo modelo
Você está querendo um modelo de celular melhor? Saiba quais fatores considerar antes de efetuar essa troca
Trocar de modelo de celular é uma decisão que envolve pesquisa, organização financeira e alguns cuidados. Adquirir um modelo melhor de celular, vender um modelo antigo que você tenha em casa ou trocar o seu por outro que você considere melhor são algumas opções possíveis.
Estudiosos apontam que a vida útil dos celular dura, em média, de 2 a 4 anos devido à obsolescência programada — os produtos são criados com uma determinada expectativa de duração, a fim de que os usuários troquem o item para um modelo mais recente.
Por isso, antes de trocar o seu telefone, saiba como comprar e vender celulares, obter descontos em compras online e definir critérios para a escolha do novo aparelho!
Trocar o seu por outro modelo
Muita gente tem receio de trocar o seu celular por outro modelo usado. Mas esse processo se tornou mais popular na última década, com o surgimento de sites e plataformas virtuais nos quais as pessoas anunciam esse tipo de equipamento e os vendem por determinado preço.
Algumas perguntas interessantes a se fazer antes de comprar um celular usado são: qual é o modelo? Em que ano ele foi comprado/qual o tempo de uso? O vendedor tem a nota fiscal? O produto ainda tem garantia? E quais são os possíveis problemas/defeitos do aparelho, decorrentes do uso?
Alguns problemas a serem verificados no diálogo com o vendedor são: como está a bateria (se ela apresenta falhas como estar com carga e o aparelho simplesmente desligar, se a bateria está durando poucas horas em um dia, entre outros exemplos). Se outras funcionalidades estiverem funcionando bem, é possível cogitar trocar apenas a bateria do aparelho.
Outra falha importante é a lentidão do aparelho, se ele trava com frequência e se você leva um tempo para conseguir realizar funções básicas, como abrir um aplicativo, carregar uma página da internet, acessar a agenda de contatos etc. Outros problemas a serem verificados são o superaquecimento (em atividades simples, como fazer uma videochamada), um problema que indica o mau funcionamento do sistema de refrigeramento, e o fato de o sistema ser muito antigo, o que prejudica o funcionamento dos aplicativos, que muitas vezes, em suas novas versões, não são suportados por sistemas antigos.
Sistemas antigos também podem oferecer prejuízos quanto à segurança dos dados do usuário, o que pode causar problemas enormes. Por isso, se o smartphone que você está pesquisando não recebe novas atualizações, é possível suspeitar que o sistema dele seja bastante antigo.
Comprar um novo celular
Se a sua decisão for comprar um novo celular em uma loja, é preciso ficar atento às descrições técnicas do produto e ver quais são as mais adequadas às suas necessidades.
É preciso se fazer algumas perguntas: qual é o seu uso mais comum de celular? Você consome muitos vídeos, joga games online, usa para trabalho ou tem um uso mais básico? Você valoriza muito tirar fotos? A bateria necessariamente deve durar muito? Você armazena muitas fotos e arquivos ou costuma salvá-los em outro dispositivo ou em nuvem?
Ao comprar um novo celular pela internet, fique ligado a cupons de desconto, disponibilizados em diferentes sites, para conseguir economizar uma grana. Não se esqueça de incluir o frete no custo total do aparelho e busque sites seguros e devidamente reconhecidos. É recomendado acessar sites como o Procon e o Reclame Aqui para verificar a confiabilidade dos sites.
Por fim, confira o tempo de garantia oferecido pelo fabricante e como é o suporte pós-venda. Ter acesso a um serviço de assistência técnica confiável é essencial para garantir uma boa experiência de compra.