Feira do Campo Especial Semana Santa reuniu produtos da agricultura familiar em Pedra Branca do Amapari

Feira do Campo Especial Semana Santa reuniu produtos da agricultura familiar em Pedra Branca do Amapari

Evento promoveu ações de mercado aos produtores da agricultura familiar, atendimentos da Sala do Empreendedor, oficinas de capacitação, atividades de beleza para mulheres e comercialização de 8 toneladas de pescados


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), a Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari (PMPBA) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/GEA), realizaram a Feira de Produtos do Campo – Especial Semana Santa. A comercialização, ocorreu na Praça da Juventude, nesta quarta (27), das 8h às 17h. O objetivo é incentivar negócios na agricultura familiar e viabilizar o contato com o mercado local e apresentar produtos das comunidades da região. 

Para a gestora de projetos da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Ariela Paiva, a Feira de Produtos do Campo é uma estratégia de comercialização dos produtos da agricultura familiar que fomenta a economia do município e destaca o trabalho realizado pelo produtor rural tanto na agricultura como na piscicultura.

“O propósito do Sebrae é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Amapá, por essa razão a instituição em parceria com a prefeitura de Pedra Branca e a SDR, promovem uma edição especial com muito peixe, verduras, frutas e artesanato, onde o consumidor pode comprar produtos frescos e de qualidade, diretamente de quem produz, fomentar a agricultura familiar e trazer para a cidade o que é produzido no campo, gerando renda. Participarão da feira piscicultores e agricultores atendidos pelo Sebrae”, disse a gestora Ariela Paiva.

A prefeita do município Beth Pelaes, esteve no local do evento e agradeceu a parceria do Sebrae. “É uma instituição sempre presente nas ações de Pedra Branca do Amapari, desde o meu primeiro mandato em 2017 e está aqui na Semana Santa, junto aos empreendedores e à população, fomentando a economia do município”, declarou a prefeita Beth Pelaes.

 

Feira

A Feira de Produtos do Campo, reúne 25 agricultores, cinco piscicultores e sete artesãos, oriundos das comunidades de Cachorrinho, Linhas A e B, Centro Novo, Porto Alegre, Riozinho, Sete Ilhas, Novo Cachaço, Tucano I e II.

A ação de mercado apresenta a comercialização de hortaliças, frutas, plantas ornamentais, derivados da mandioca como farinha e tapioca, polpas de frutas e peixes dos tipos tambaqui, pirapitinga, piau-açu, tambatinga, matrinxã e pirarucu; os preços variam entre R$ 15 e R$ 23 reais.

 

Atendimentos

Nesta edição especial da Feira de Produtos do Campo, acontecem Oficinas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Defumação de Pescado e Compostagem; Roda de conversa com produtores rurais, Sebrae, Prefeitura de Pedra Branca, e SDR; atendimento da Sala do Empreendedor; e ação para atendimento às mulheres do campo com maquiagem e corte de cabelo.
O evento conta com a Feira do Artesão, com exposição de peças em madeira, cipó da região; de garrafas pet, venda de plantas medicinais e apresentação de cantores regionais e música ao vivo.

 

Memória

Para o secretário Municipal de Agricultura de Pedra Branca do Amapari, Francisco Ferreira do Carmo, a proposta de realizar o evento surgiu, a partir da feira que o Sebrae realizou em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em 2021, em plena pandemia. A feira já virou tradição aumentou a quantidade de produtores participantes, produtos comercializados e faturamento.

“A Feira de produtos do Campo é importante para a comercialização da produção diretamente ao consumidor local. Incentiva e fortalece a produção local, tanto na agricultura, quanto na piscicultura. Com a parceria direta do Sebrae sempre fica mais fácil e viável a organização da produção para a comercialização no município”, finalizou o secretário, Francisco Ferreira do Carmo.

 

Realização

A Feira de Produtos do Campo tem a coordenação da gestora de projetos do Agro no Sebrae, Ariela Paiva; e do colaborador do Sebrae, Isaac Andrade. 

 

Por Denyse Quintas


Veja fotos














O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos