Governo do Amapá promove recreação e atividades lúdicas para crianças de famílias desabrigadas em Macapá
Contação de história, teatro e jogos de tabuleiro estão entre as atividades oferecidas pelos técnicos da Seed.
O Governo do Amapá promove ações de recreação e atividades lúdicas para as crianças de famílias alojadas no Centro de Acolhimento da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá. O espaço recebe pessoas que estão desabrigadas devido ao temporal que causou alagamentos em diversos pontos da capital, na terça-feira, 13.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) coordena as ações voltadas ao público infantil. Os pequenos têm acesso a jogos de tabuleiro, contação de histórias, teatro, cinema, brinquedoteca e outras atividades recreativas. O objetivo é proporcionar momentos de distração e conforto em meio às dificuldades enfrentadas pelas famílias.
A iniciativa também busca promover o bem-estar emocional das crianças, garantindo um ambiente acolhedor e seguro durante esse período delicado, como afirmou Sandra Rodrigues, técnica administrativa da Seed.
"É um momento de distração que serve para eles se desligarem um pouco desses problemas que estão enfrentando. Estaremos aqui dando esse apoio mais lúdico", pontuou Sandra. As atividades são direcionadas para crianças e adolescentes. Elas acontecem tanto pela parte da manhã quanto tarde, na biblioteca e quadra da escola.
De acordo com dados atualizados da Secretaria de Assistência Social, há cerca de 100 crianças e adolescentes de até 17 anos entre as famílias desabrigadas.
Acolhimento às famílias
Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.
Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.
Em outra frente, o Governo do Amapá presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.
Por: André Silva