"Me ajuda a ter mais disciplina em casa e na escola", conta aluno de projeto social no Amapá
Erick Mateus, de 11 anos, tem aulas de futsal no Campeões do Amanhã, desenvolvido pela Polícia Militar em Macapá.
O projeto social de futsal “Campeões do Amanhã”, desenvolvido pela Polícia Militar (PMAP), leva cidadania através do esporte para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Macapá. Apaixonado por futebol, o menino Erick Mateus, de 11 anos, participa pelo segundo ano consecutivo da iniciativa. Com o que aprende nas aulas, o aluno revela que a rotina dele em casa e na escola foram transformadas.
“Eu amo futebol e meu sonho é ser jogador, por isso, me dedico ao máximo para dar conta da rotina de treinos. Durmo cedo para acordar cedo e não chegar atrasado. O projeto me ajuda a ter mais disciplina em casa e na escola”, conta a criança. O desenvolvimento de projetos sociais é uma das prioridades do Plano de Governo da atual gestão, que busca contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de atividades esportivas.
Instituído há 21 anos nas dependências do Comando Geral da PM, o “Campeões do Amanhã”, além do esporte, conta com a orientação de profissionais comprometidos com a formação de caráter dos participantes. Segundo o coordenador do projeto, tenente Irinaldo Chagas, o foco é promover ações com viés educativo.
“Diversas crianças e adolescentes que passaram por aqui tiveram suas vidas completamente transformadas através do esporte. O Campeões do Amanhã oportuniza para eles acesso à educação e cidadania, e isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar acreditando que a educação e o esporte transformam vidas”, destaca Chagas.O pai de Erick, o autônomo, Bruce Costa, notou a diferença no filho desde o começo das aulas no projeto. Com um bom comportamento dentro de casa e um melhor desempenho na escola, ele acredita que o esporte é uma ferramenta que ajuda também na disciplina.
“Nos dias de treino ele se organiza para chegar no horário e cobra perguntando quem irá levá-lo e se vamos assistir os jogos dele. O esporte é importante na vida de uma criança, principalmente para nós que moramos na periferia, é uma porta para um futuro promissor”, conta Costa.
Campeões do Amanhã
O projeto ainda conta com 25 vagas disponíveis na modalidade futsal para jovens entre 7 e 17 anos. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, no horário da manhã, na quadra poliesportiva da PMAP.
As inscrições podem ser realizadas no Comando-Geral da PMAP, na Rua Jovino Dinoá, bairro Beirol, e no prédio da Diretoria de Ação Social e Cidadania na Rua Rio Xingu, 357, bairro Perpétuo Socorro.
Documentos necessários para se inscrever:
- Cópia e original;
- Registro de Nascimento do responsável e da criança;
- Declaração escolar;
- Comprovante de residência;
- (1) foto 3x4 do aluno
Por: Amelline de Queiroz