Foto: Márcio Bezerra/Seed
Novos servidores da Educação são incentivados sobre a importância de atuar no serviço público

Novos servidores da Educação são incentivados sobre a importância de atuar no serviço público

Encontro marca o fim das capacitações para os professores, pedagogos e intérpretes do concurso público recém empossados.


Os 545 novos profissionais da Educação do Amapá participaram de uma palestra sobre os direitos e deveres dos servidores públicos nesta sexta-feira, 2. A aula aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá, e marca o fim de uma semana de capacitações para os funcionários.

Esta é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza esse tipo de formação para novos trabalhadores. O objetivo do momento é familiarizar os profissionais com a rede estadual e prepará-los para a volta às aulas, que acontece a partir do dia 15 de fevereiro.

Na ocasião, a secretária de Gestão de Pessoas da Seed, Simone Guedes, deu as boas-vindas aos novos funcionários e ressaltou o compromisso da gestão de acolher os novos profissionais.

“Nós temos obrigações e temos direitos. O nosso objetivo é fazer com que o nosso aluno tenha acesso e permaneça nas nossas escolas. Por isso, a chegada de vocês é tão importante”, ressaltou a secretária.

A palestra foi ministrada pelo procurador do Estado e facilitador da Escola de Administração Pública (EAP), Paulo Maia. A aula esclareceu as dúvidas dos novos servidores sobre os direitos e deveres dos funcionários públicos e rendeu esclarecimentos valiosos.

"Esse tipo de formação é fundamental. Como já diz o ditado, é a primeira impressão que fica. Então é muito importante que o Governo do Amapá receba os profissionais dessa forma. É uma garantia de empenho e de um bom desenvolvimento do trabalho”, ressaltou o procurador.

A partir de agora, os novos servidores estão à disposição dos diretores e começam a participar da rotina pedagógica de cada escola. Para o professor de língua portuguesa, Reinaldo Costa, de 33 anos, este momento era aguardado desde a inscrição no concurso.

"Estou muito ansioso para as aulas. Essa interação entre o aluno, a escola e o professor é muito valiosa para nós. Sou professor há 10 anos, e passar a dar aula em uma escola estadual é a realização de um sonho”, conta Reinaldo.

Os únicos profissionais que seguem em capacitação na próxima semana são os 61 novos cuidadores. Para estes servidores, o curso acontece na Escola Estadual Tiradentes até 8 de fevereiro.

Concurso da Educação

O concurso para novos servidores da Educação teve início em 2022. O certame teve, no total, 30.638 pessoas inscritas, distribuídas para os cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete e cuidador. 

Os profissionais serão alocados nas áreas urbanas e rurais dos 16 municípios. Em julho de 2023, foi feita a primeira convocação de 607 candidatos aprovados para as vagas imediatas, para os cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete de Libras, Língua Portuguesa e cuidador. 

Em agosto de 2023, iniciou-se a fase de entrega de documentação para mais 616 profissionais aprovados. A segunda convocação para posse ocorreu no dia 12 janeiro deste ano. A previsão é que sejam chamados, até julho de 2025, mil profissionais aprovados, dependendo da colocação no certame e da demanda na rede de ensino estadual.

 

Por: Léo Nilo




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos