Foto: Arquivo/GEA
Paratletas amapaenses de goaball iniciam preparação para competições em Goiânia

Paratletas amapaenses de goaball iniciam preparação para competições em Goiânia

Os treinos acontecem duas vezes na semana e são coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Torneios iniciam em julho.


O Governo do Estado auxilia na preparação de paratletas amapaenses de Goaball da categoria adulto masculino que irão representar o Amapá no Regional Centro Norte de Goaball e a Copa Amapá de Goaball, torneios que acontecem no mês de julho, em Goiânia. 

Os treinos acontecem duas vezes por semana na quadra da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e são coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). A modalidade, praticada desde 2012 no estado, é destinada para pessoas com deficiência visual. 

“Em 2017 foi criado uma equipe adulta que representa o Amapá em competições regionais. Para quem deseja começar, o medo do desconhecido pode ser um bloqueio e conhecer as possibilidades é importante para dar o primeiro passo”, diz o técnico responsável pelos atletas, Rodrigo Ikegami. 

Para o paratleta, Edson Coelho, os treinos se tornam um dos momentos mais prazerosos do dia. “Estamos empenhados, focados, e representar o Amapá é momento de orgulho. Não desistimos, e cada vitória é motivo de alegria para nós atleta, porque nos superamos todos os dias”, afirma o paratleta. 

 

Goalball 

O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo que chegue ao gol adversário. Durante os jogos os participantes devem usar máscaras opacas nos olhos em todos os momentos, garantindo uma competição em igualdade de condições. 

A bola, mais ou menos do tamanho das utilizadas no basquete, tem guizos no interior. É o som desses pequenos sinos que orienta os atletas, e apenas quando a bola sai das mãos do arremessador é possível para a defesa determinar qual foi o tipo de lançamento escolhido.

 

Por: Cristiane Mareco




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos