Romaro Silva, reitor do Ifap. Foto: arquivo Dicom/Ifap
Romaro Silva é nomeado reitor do Instituto Federal do Amapá

Romaro Silva é nomeado reitor do Instituto Federal do Amapá



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o professor Romaro Antonio Silva como reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para mandato de quatro anos (2024-2027), conforme decreto publicado no Diário Oficial da União em 31 de janeiro. A nomeação seguiu o resultado final do Processo de Consulta à Comunidade, realizado em setembro de 2023, no qual Romaro Silva obteve a maioria dos votos, com 42,8% de aprovação. Ele assumiu como reitor interino em outubro de 2023 e, desde então, tem implementado diversas ações, incluindo concursos públicos, programas de cursos e obras de infraestrutura.

O reitor gravou um vídeo (abaixo) dirigido aos servidores e estudantes do Ifap para comunicar a notícia. Desde sua posse como reitor interino, foram realizadas ações como o lançamento de concursos públicos, aprovação de programas de cursos e execução de emendas parlamentares para projetos educacionais.

A nomeação de Romaro Silva teve repercussão nas redes sociais e entre parlamentares, como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado Josenildo Abrantes. Outras instituições da Rede Federal também parabenizaram o reitor. Romaro Silva, ao longo de nove anos no Ifap, desempenhou diversas funções de gestão e é reconhecido por sua trajetória na Rede Federal, sendo licenciado em Matemática e doutor em Ciências da Educação.

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, elogiou a trajetória do professor Romaro Silva desde sua passagem pelas pró-reitorias do Ifap e expressou confiança em seu trabalho à frente da reitoria. O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, ressaltou a dinamicidade e conhecimento de Romaro Silva, esperando que os próximos quatro anos sejam marcados por grandes realizações para o Ifap.

 

Com informações/ Suely Leitão, jornalista da Reitoria




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos