Evento promovido pela Central do Enem, do Governo do Amapá, reuniu alunos de 53 escolas da capital e do interior
Neste domingo, 3, estudantes de todo o Brasil realizam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, um exame decisivo para o ingresso em universidades públicas. No Amapá, mais de seis mil alunos participaram do primeiro ‘Aulão Show’, promovido pela Central do Enem, um programa do Governo do Estado que oferece suporte contínuo para a preparação dos estudantes ao longo do ano.
O evento ocorreu na sexta-feira, 1, e reuniu mais de 6 mil alunos de 53 escolas da capital, Macapá, e do interior, proporcionando uma revisão completa sobre os temas da primeira prova, e foi transmitido ao vivo pela internet através do Youtube.
Durante o aulão, o professor Guaraci Pastana explicou que as estratégias de ensino focaram em áreas fundamentais como linguagens, códigos, ciências humanas e redação, temas do primeiro dia do Enem.
“Nossa estratégia é abordar temas comuns nas provas, com dicas que ajudam o aluno a interpretar e responder com segurança. São 15 professores aqui, trazendo conteúdos interdisciplinares e atuais, primordiais para que o aluno desenvolva competências adquiridas no ensino médio”, detalhou Pastana.
A transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube ampliou o alcance, possibilitando que estudantes em locais distantes acompanhassem as aulas e pudessem revisá-las para fortalecer a preparação.
O professor Léo Silva, conhecido como "Tiozão do Enem", enfatizou o impacto emocional do aulão para os estudantes.
“Além do conteúdo, o equilíbrio emocional é necessário. Nosso tema de hoje, ‘divertidamente’, reflete essa importância de estar bem emocionalmente para enfrentar o Enem com confiança”, complementou o professor.
Aline Beatriz, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Gonçalves Dias, falou da ajuda que o aulão e as aulas regulares proporcionaram para seu aprendizado.
"Vim aprender mais sobre redação e técnicas de linguagem. Revisar é muito bom para colocar a resposta certa, e isso me incentiva de várias formas. Todo mundo tem aquele medo do Enem, é uma prova grande, e todos querem passar e mudar de vida. Esse aulão está me ajudando a ter menos medo e a aprender mais. Quem sabe, um dia, eu passo com uma nota muito boa", contou Aline, confiante com o reforço recebido.
Com aulas presenciais nas escolas polos em Macapá e Santana e transmissões pela Rádio Difusora, a Central do Enem reforça a preparação dos alunos amapaenses para o exame, cuja segunda etapa será realizada no próximo domingo, 10 de novembro.
A abertura dos portões para a prova desde domingo, será às 11h, com cinco horas de prova, das 13h às 18h.
Por Marcio Bezerra
Anterior Post
Próximo Post