Foto: Maksuel Martins Festival é uma prévia do que será o desfile oficial das escolas, que acontecerá nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Sambódromo.

Festival de Samba de Enredo e Bateria marca início da programação no Amapá

Após dois anos de pandemia, as escolas de samba voltam a contagiar a população. Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela e Piratas da Batucada se consagraram campeãs do Festival este ano

Com apoio do Governo do Amapá e aporte do senador Davi Alcolumbre, o Carnaval 2023 deu o pontapé inicial no último sábado, 21, com o Festival de Sambas de Enredo e Bateria realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). Com samba no pé e os enredos das escolas na ponta da língua, diferente dos anos anteriores, três agremiações foram campeãs em 2023: Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela e Piratas da Batucada. 

Ainda em 2022, o Governo do Amapá repassou R$ 3,5 milhões para a Liesap. O fomento foi executado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o senador Davi Alcolumbre.

No quesito bateria, quatro agremiações carnavalescas foram campeãs no festival: Império da Zona Norte, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela e Piratas da Batucada. O Festival de Sambas Enredo e Bateria marca o início da programação oficial do Carnaval 2023 no Amapá e é uma prévia do que será o desfile oficial das escolas, que acontecerá nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Sambódromo. 

“Para o carnaval acontecer, muita gente se envolve, mas é necessário destacar o empenho do senador Davi Alcolumbre, que, no segundo semestre do ano passado, saindo de uma pandemia, teve a sensibilidade de pensar e investir em algo que é importante para a cultura e para a economia do Amapá. Garantiu o aporte, repassou para o governo e hoje é uma realidade. O carnaval está na porta, as escolas estão prontas, esperando o dia, contando as horas e os minutos para entrar na avenida”, destacou a Secretária de Cultura, Clícia Di Miceli.

A alegria e a emoção com o retorno da programação carnavalesca era nítida a cada apresentação das escolas. Em 2020, quando ainda estava à frente da executiva municipal, o governador do Amapá, Clécio Luís, resgatou o desfile das escolas de Samba que não era realizado há 4 anos. Agora, o Carnaval amapaense integra o plano de governo ligado ao setor de desenvolvimento econômico.

Para o presidente da Liesap, Jocildo Lemos, o Carnaval 2023 é o renascimento da cultura carnavalesca, que, mesmo após 2 anos parado, devido à pandemia de covid-19, conseguiu retornar este ano e promete fazer um grande espetáculo na avenida. 

“Nós ficamos sem carnaval de 2016 a 2019, em 2020 tivemos uma nova experiência de carnaval e, infelizmente, com a pandemia, ficamos mais dois anos sem espetáculo. Essa retomada significa o renascimento, o renascer da cultura carnavalesca no nosso estado e toda parceria é importante. Nosso agradecimento ao governo por acreditar na iniciativa e nos proporcionar fazer o evento”, reconheceu o presidente. 

Cadeia produtiva da economia do Carnaval 

O Carnaval, além de proporcionar entretenimento, impulsiona a economia criativa, setor formado por atividades que crescem pela habilidade, inteligência e criatividade. Para a população, facilita a geração de empregos e fomenta a economia, alcançando trabalhadores e trabalhadoras  do setor cultural, empreendedores de diversos portes e outros setores, como o turismo e a gastronomia do Estado.

O autônomo Elielson Souza falou da expectativa para o período carnavalesco. 

“A retomada do carnaval está sendo um momento muito agradável não só para a população que curte essa festa, mas também para nós que somos autônomos, traz benefícios, lucros e movimento para a nossa classe. A expectativa é que vai dar tudo certo e que vamos conseguir ter boas vendas e bons lucros durante todo esse período”, disse Elielson.

Samba e baterias 

A noite de sábado foi embalada pelos sambas e baterias das agremiações: Associação Cultural Embaixada de Samba; Império do Povo; Império da Zona Norte; Emissários da Cegonha; Solidariedade; Unidos do Buritizal; Boêmios do Laguinho; Piratas Estilizados; Maracatu da Favela; e Piratas da Batucada. Elas foram avaliadas nos quesitos letra, melodia, arranjo e o desempenho de bateria.

A premiação este ano será dividida em partes iguais para todas as agremiações carnavalescas vencedoras do festival, que, além do prêmio em dinheiro, recebem o troféu de campeã. 

Preparação para o desfile oficial 

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) iniciou, em dezembro do ano passado, as obras de adaptação do Sambódromo para a realização do Carnaval de 2023. Os serviços seguem em ritmo acelerado. Na estrutura de concreto, estão sendo feitas pintura das arquibancadas e camarote, reforma dos banheiros, reforço dos alambrados, reparos na parte elétrica, revitalização da iluminação, impermeabilização da estrutura, instalação de sistema de pára raios, dentre outros serviços. A previsão é que todos os serviços sejam concluídos até o dia 10 de fevereiro. 

Calendário de Carnaval 2023 - Liesap

O calendário de eventos do carnaval 2023 da Liesap teve início no dia 19 de janeiro com a preparação para o festival e segue até o dia 22 de fevereiro com a apuração do Carnaval. Confira a programação: 

  • 22 a 25/01 – Seminário de Jurados para o Carnaval;
  • 13 a 15/02 – Ensaios Técnicos;
  • 16/02 – Sorteio dos Jurados;
  • 17 e 18/02 – Desfiles oficiais do Carnaval 2023;
  • 22/02 – Apuração do Carnaval 2023.

 

Por: Karla Marques


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos