Foto: Girlane Duarte/Rede Amazônica
Aldeias indígenas afetas por cheia do Rio Oiapoque recebem ação humanitária do Governo

Aldeias indígenas afetas por cheia do Rio Oiapoque recebem ação humanitária do Governo

Três aldeias foram afetadas pelo aumento do volume da água, mas nenhuma família precisou ser retirada.


As aldeias Uahá, Marripá e Kuai Kuai, localizadas nas Terras Indígenas de Juminá e Galibi, enfrentam desafios decorrentes da elevação do Rio Oiapoque, município homônimo. O aumento repentino das águas, impulsionado pelas chuvas contínuas afetou cerca de 43 famílias, totalizando aproximadamente 250 pessoas. Em resposta à situação emergencial, o Governo do Amapá mobilizou-se para fornecer ajuda humanitária às comunidades atingidas.

Com o agravamento da situação, o aumento do nível da água resultou na contaminação de poços e fossas sanitárias utilizadas pelos povos indígenas, exacerbando os desafios enfrentados pela população local. Além disso, a comunidade indígena também lida com uma praga que ameaça as plantações de mandioca, agravando ainda mais a situação.

Diante desse cenário, a Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Povos Indígenas e a Secretaria de Assistência Social, coordenam esforços para fornecer assistência humanitária às famílias afetadas, visando mitigar os impactos causados pela elevação das águas e pela crise alimentar resultante da destruição das plantações. 

O Governo do Amapá envia nesta quarta-feira, 15, 50 kits de alimentos e 250 litros de água potável para duas Terras indígenas de Oiapoque.

 

Com informações/ Kelison Neves

 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos